O que o aluno estuda

O estudante vai aprender que marketing é mais do que publicidade. É um processo que começa por entender as necessidades do consumidor para desenvolver produtos, serviços e ideias que serão comercializados. Para estudar esse assunto, o aluno vai precisar de conhecimentos de língua portuguesa, geografia e matemática. O estudante vai aprender a definir o público-alvo de cada produto ou serviço, assim como aprenderá a analisar esse processo de aproximação e troca entre vendedores e compradores. O aluno estudará, ainda, as formas de utilizar as ferramentas de comunicação, como publicidade, telemarketing, promoção de vendas etc. No curso, o estudante vai aprender também a criar logotipos, rótulos e embalagens. Administração de empresas, Legislação (como o Código de Defesa do Consumidor) e Inglês e Espanhol para leitura de textos completam a formação técnica em Marketing.

Objetivo do curso é capacitar para:

  • aplicar e formular estratégias de marketing, de armazenamento e distribuição de produtos, de compra, pré-venda, venda e pós-venda;
  • identificar e interpretar a legislação que regule as atividades de comercialização;
  • utilizar técnicas mercadológicas, de atração de clientes e de atendimento pessoal e por meios eletrônicos;
  • acompanhar as entregas e analisar mapas de controle de estoques e produtos;
  • interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos utilizando-os no processo de gestão;
  • criar e desenvolver técnicas para o relacionamento entre empresa e consumidor.

O que o profissional faz

Pode elaborar pesquisas de mercado para identificar o comportamento do consumidor. No ponto de venda (como supermercados, shoppings, lojas etc.), pode realizar a demonstração de produtos e montar peças e materiais de promoção, além de negociar espaços para melhor expor os produtos que serão vendidos. Pode trabalhar elaborando orçamento para a execução de ações (como promoções, propagandas etc.), calculando quanto se vai gastar para realizar cada uma. O técnico em Marketing pode ainda acompanhar as ações para verificar se os resultados foram positivos ou negativos. Em pequenas empresas, pode criar logotipos, rótulos e gerar conteúdo para as redes sociais.

O TÉCNICO EM MARKETING tem formação de caráter multidisciplinar que é consequência do tipo de conhecimentos necessários para o exercício de suas atividades.

É preciso conhecer as técnicas de marketing, que envolvam, também, conhecimentos de mercados, psicologia, administração contemporânea, design, economia, logística, novas tecnologias de informação e comunicação mercadológicas, sustentabilidade e ética profissional.

Onde trabalhar

Empresas privadas, seja de comércio, serviço ou indústria, órgãos públicos (prefeituras, secretarias de governo, ministérios do governo federal etc.) e ONGs.

Detalhes do curso

Coordenadora: Mirian Castor da Mata
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Período: Noturno – Das 18h45min às 22h45min
Duração: 1 ano e Meio (3 Módulos)

Matriz curricular

Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso

  • Introdução ao Marketing
  • Pesquisa de Mercado
  • Comportamento do Consumidor
  • Comunicação Integrada ao Marketing
  • Aplicativos Informatizados
  • Ética e Cidadania Organizacional
  • Linguagem, Trabalho e Tecnologia
  • Estratégias de Marketing
  • Informática Aplicada ao Marketing
  • Promoção de Vendas e Merchandising
  • Modelos de Negócios
  • Administração Financeira Aplicada ao Marketing
  • Inglês Instrumental
  • Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing
  • Canais de Distribuição
  • Marketing Institucional
  • Plano de Marketing
  • Marketing de Relacionamento
  • Espanhol Instrumental
  • Marketing Digital e E-Commerce
  • Legislação de Mercado
  • Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Marketing