O que o aluno estuda

Como funcionam as organizações, desde empresas privadas até ONGs, passando por órgãos públicos, comércio e indústria. O estudante vai precisar de conhecimentos de língua portuguesa, matemática, história e geografia para compreender os principais assuntos do curso, como história da administração, evolução das organizações ao longo do tempo, contabilidade, leis que regulam o funcionamento das empresas e redação de documentos.

O aluno vai aprender ainda a analisar as chances de um negócio ou produto ser bem-sucedido e o comportamento do consumidor. Estudará também técnicas de atendimento ao cliente, empreendedorismo (iniciativas para realizar novos negócios) e como uma organização planeja alcançar seus objetivos e define suas metas para o futuro

As constantes mudanças locais e globais no âmbito econômico, político e social refletem a necessidade das organizações de contratar colaboradores para atuar em um cenário caracterizado pela revolução tecnológica em um vasto e competitivo mercado.

Com amplas possibilidades de inserção em diferentes segmentos, o profissional de Administração pode trabalhar nas mais diversas áreas de uma instituição, compreendendo os processos de:

  • estruturação do negócio,
  • planejamento das ações e diretrizes,
  • definição de sistemas e práticas operacionais,
  • processos de comunicação e comercialização de bens e serviços, cabendo a adoção de ações que atendam às novas demandas do setor produtivo da economia e propor inovações.

O que o profissional faz

O técnico em Administração pode trabalhar em vários departamentos. No setor de compras, por exemplo, pode elaborar pedidos de compra de produtos, cadastrar fornecedores assim como conferir a entrega das mercadorias adquiridas. Na área de produção, pode fazer planilhas de controle de processos e produtos, registrando quais já foram produzidos e em qual quantidade. No departamento de vendas, também pode elaborar planilhas para acompanhar o desempenho das vendas, cadastrar clientes, preencher notas fiscais e gerar boletos bancários. No setor de Recursos Humanos, o técnico pode trabalhar calculando salários e benefícios dos funcionários e auxiliando nos processos de contratação e demissão de pessoal. Em qualquer área, pode atender clientes e fornecedores e redigir documentos, como e-mails, memorandos e atas.

O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é o profissional que participa da gestão dos recursos mercadológicos, humanos, financeiros, materiais e produtivos. Executa as rotinas administrativas, controla materiais, acompanha níveis de eficiência e produtividade e presta atendimento a clientes. Trabalha em equipe, otimiza recursos, propõe inovações e adota postura ética na condução das relações e atividades.

Onde trabalhar

Empresas privadas, seja de comércio, serviço ou indústria, órgãos públicos (prefeituras, secretarias de governo, ministérios do governo federal etc.) e ONGs.

Detalhes do curso

Coordenadore da Base Comum: André e Clis
Coordenadora do Eixo Técnico: Mirian Castor da Mata
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios
Período: Integral – Das 07h00min às 15h30min
Duração: 3 anos

Mtec - Ensino Médio com Administração

Matriz curricular

Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Arte
  • Educação Física
  • Matemática
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • História
  • Geografia
  • Sociologia
  • Estudos Avançados em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Estudos Avançados em Matemática e suas Tecnologias
  • Laboratório de Investigação Científica
  • Práticas de Empreendedorismo
  • Desenvolvimento das Ações de Marketing e dos Processos Comerciais
  • Legislação Empresarial
  • Planejamento e Organização de Rotinas Administrativas
  • Aplicativos informatizados
  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Educação Física
  • Matemática
  • Física
  • Química
  • Biologia
  • História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Estudos Avançados em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Estudos Avançados em Matemática e suas Tecnologias
  • Laboratório de Mediação e Intervenção Sociocultural
  • Laboratório de Processos Criativos
  • Custos, Processos e Operações contábeis
  • Planejamento e Organização de Rotinas de Departamento Pessoal
  • Desenvolvimento de Modelos de Negócios
  • Estudos da Administração Pública
  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Língua Espanhola
  • Matemática
  • Sociologia
  • Estudos Avançados em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Estudos Avançados em Matemática e suas Tecnologias
  • Administração Financeira e Orçamentária
  • Administração da Produção e Serviços
  • Administração de Recursos Humanos
  • Estudos de Economia, Mercado e de Comércio Internacional
  • Ética e Cidadania Organizacional
  • Planejamento e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Administração
  • Processos Logísticos Empresariais
  • Tecnologia da Informação em Administração